É galera, parece que baixou o Steve Trabalhos no admin e eu pensei, já imaginou se as linguagens de programação fossem produtos embalados e consumíveis?
Não é difícil imaginar, afinal assim como as linguagens, um produto possui características especificas que o diferenciam uns dos outros, resolvem problemas diferentes, possuem publico alvo e claro uma base de fã maluca que os defendem a qualquer custo (vide caixistas x sonystas).
Então, com o poder da Dall-E2 usada no gerador de imagens do Microsoft Design pude dar asas a imaginação e criar algumas linguagens/produtos.
Ah, na descrição de cada uma delas coloco o prompt que utilizei, caso vocês queiram testar com alguma que ficou faltando (sdds Ruby 😥).
Java
Java - Transformando café em código desde 1995 |
Todo clássico um dia foi uma novidade e toda novidade também envelhece, algumas coisas envelhecem mal e este não é o caso do nosso querido Java!
"Write once, run anywhere" - Sun - 1995
- Nascimento: 23 de Maio de 1995
- Criador: James Gosling
- Gerenciamento de memória: Garbage Collector Automatico
- Paradigma: Multi-paradigma: Genérica, principalmente Orientada a Objeto (baseada em classe)
- Tipagem: Forte, estática, segura e nominativa
Prompt: "Crie uma embalagem de um café usando tons de marrom, hiper-realista com o rótulo escrito: JAVA"
PHP
PHP - Por que isso está funcionando? |
A primeira vista você olha e acha uma bagunça, você não entende direito a sua utilidade, afinal é uma embalagem de sabão em pó? De pasta de dente? É uma caixa de água, mas afinal quem guardaria água em uma caixa? 😐
Ai você começa a refletir sobre o que acabou de pensar e uma caixa d'agua não é uma ideia tão ruim, afinal, talvez tenhamos um problema na execução ou apresentação do produto aqui, mas que é útil isso é inegável! 😁
Assim como o Java o PHP também surgiu em 1995 e sua sigla significa Pré-processador de Hipertexto, o PHP é basicamente uma linguagem usada para fins específicos, do lado do servidor de aplicações web. O PHP "embeda" scripts HTML criando páginas dinâmicas.
O PHP permite aos desenvolvedores alternar em um mesmo script entre a linguagem PHP e o HTML (assim como ASP) criando scripts mais objetivos.
Com o tempo a linguagem ganhou nossas funções e está aí até hoje com uma comunidade ativa de desenvolvedores (PHP is not dead ✊).
"Eu realmente não gosto de programar. Só criei essa ferramenta para programar menos, pois eu poderia reusar o código." - Rasmus Ledorf - Criador do PHP
Aqui esta sua ficha:
- Nascimento: 08 de Junho de 1995
- Criador: Rasmus Ledorf
- Implementado sobre linguagem C (alguns componentes em C++)
- Paradigma: Multi-paradigma
- Tipagem: Fraca, dinâmica, gradual
JavaScript
JavaScript - Undefined is not defined |
"Grandes ideias podem vir de qualquer lugar e de qualquer pessoa" - Brendan Eich - Criador do JavaScript
Segue sua ficha:
- Nascimento: 4 de Dezembro de 1995
- Pai do filho: Brendan Eich
- Influências: Self, C, Lisp
- Tipagem: Fraca, dinâmica
- Paradigma: Multi-paradigma: Funcional, Imperativa, Orientada a Objeto
0 Comentários