A Bolha da IA Estourou?

 

A Bolha da IA Estourou?

    Que as IA's entraram de vez nas discussões em torno das tecnologias atuais, isso ninguém discorda, mas se elas funcionam ou se vão dominar a humanidade, isso rende um bom debate!

    Porém, por enquanto, não precisamos ter medo de uma possível revolta das ia's (apesar de rumores indicarem que elas já estão passando no famoso teste de Turing 😯).

    Na verdade, o que esta tirando o sono do vale do silício não é a proteção da nossa mente, mas como continuar a pesquisar e desenvolver inteligência artificial com recursos limitados, para isso a resposta para os donos de start ups parece estar logo ali.

Uma Nova Era de aquisições.

    A promessa de revolucionar diversos setores com a IA atraiu investidores e empreendedores em busca de um novo filão, mas acontece que lidar e manipular uma gigantesca massa de dados é absurdamente caro, além disso, estas empresas costumam demorar para gerar lucro e como você já deve imaginar, os boletos não param de chegar.😂
    Logo, o que pareceu fazer sentido para o mercado, foi recorrer as big techs com seus recursos quase ilimitados. 🤑

Money, money, money...
    
    Porem a operação não é rentável apenas para as start ups, as big techs também saem ganhando com isso, afinal o Jeff Bezos não iria colocar suas moedas em qualquer máquina de bichinhos não é mesmo? 😉

Win-win

Win win...


    Você já deve ter ouvido essa expressão muito utilizada no mercado financeiro, se não segue um artigo bem didático da Wikipédia aqui
    Mas só para contextualizar, win-win (também chamada de negociação integrativa) é uma técnica de negociação onde todas as partes saem ganhando de alguma forma, assumindo que o valor e o interesse pode variar entre cada uma dessas partes.
    No caso, as start ups precisam de grana para bancar super servidores, engenheiros tops e equipamentos de ponta enquanto as big techs ganham talentos, patentes e inovação.

Vantagens para as big techs:

  • Acelerar a inovação: Adquirindo startups com tecnologias promissoras, as Big Techs podem incorporar rapidamente novas funcionalidades aos seus produtos e serviços.
  • Aumentar seu portfólio de patentes: As aquisições permitem às Big Techs fortalecer sua posição no mercado e criar barreiras de entrada para novos competidores.
  • Contratar talentos: As startups de IA costumam contar com equipes altamente qualificadas de cientistas de dados e engenheiros de software, que são ativos valiosos para as Big Techs.

  • Porem nem tudo são flores. 🥀

    As consequências para as startups:

    A onda de aquisições pelas Big Techs está transformando o ecossistema de startups de IA. Muitas empresas menores estão sendo absorvidas por gigantes do setor, enquanto outras estão enfrentando dificuldades para conseguir financiamento e competir com os grandes players.

    Conclusão:

        A bolha das startups de IA parece estar se desinflando, sendo absorvida por um mercado mais consolidado e dominado pelas Big Techs. No entanto, isso não significa o fim da inovação em IA. As startups ainda têm um papel importante a desempenhar, especialmente no desenvolvimento de tecnologias de nicho e soluções personalizadas para empresas menores.

        Mas será mesmo o fim das start ups? 

       Recentemente o Google adquiriu a Character.ai, do brasileiro Daniel de Freitas que em março passado estava avaliada em US$ 1 Bilhão e outras aquisições de start ups por big techs estão acontecendo.

        Bom até o mercado se organizar, podemos dormir tranquilos com a esperança de que a criação da Skynet não aconteceu (por enquanto).





    Postar um comentário

    0 Comentários