domingo, 14 de janeiro de 2024

E se as linguagens de programação fossem produtos?


É galera, parece que baixou o Steve Trabalhos no admin e eu pensei, já imaginou se as linguagens de programação fossem produtos embalados e consumíveis?

Não é difícil imaginar, afinal assim como as linguagens, um produto possui características especificas que o diferenciam uns dos outros, resolvem problemas diferentes, possuem publico alvo e claro uma base de fã maluca que os defendem a qualquer custo (vide caixistas x sonystas).

Então, com o poder da Dall-E2 usada no gerador de imagens do Microsoft Design pude dar asas a imaginação e criar algumas linguagens/produtos.

Ah, na descrição de cada uma delas coloco o prompt que utilizei, caso vocês queiram testar com alguma que ficou faltando (sdds Ruby 😥).

Java

Java - Transformando café em código desde 1995

Todo clássico um dia foi uma novidade e toda novidade também envelhece, algumas coisas envelhecem mal e este não é o caso do nosso querido Java!
Criada em 1995 por James Gosling o Java ainda é muito utilizado por dev's de todos os tipos, seja para criar uma aplicação completa ou um backend sofisticado e ágil, ela é como um café de alta qualidade, encorpado, elegante, porem que não agrada qualquer paladar.

"Write once, run anywhere" - Sun - 1995

Aqui esta a sua ficha:
  • Nascimento: 23 de Maio de 1995 
  •  Criador: James Gosling 
  •  Gerenciamento de memória: Garbage Collector Automatico 
  •  Paradigma: Multi-paradigma: Genérica, principalmente Orientada a Objeto (baseada em classe) 
  • Tipagem: Forte, estática, segura e nominativa 

Prompt: "Crie uma embalagem de um café usando tons de marrom, hiper-realista com o rótulo escrito: JAVA" 

PHP

PHP - Por que isso está funcionando?

A primeira vista você olha e acha uma bagunça, você não entende direito a sua utilidade, afinal é uma embalagem de sabão em pó? De pasta de dente? É uma caixa de água, mas afinal quem guardaria água em uma caixa? 😐

Ai você começa a refletir sobre o que acabou de pensar e uma caixa d'agua não é uma ideia tão ruim, afinal, talvez tenhamos um problema na execução ou apresentação do produto aqui, mas que é útil isso é inegável! 😁

Assim como o Java o PHP também surgiu em 1995 e sua sigla significa Pré-processador de Hipertexto, o PHP é basicamente uma linguagem usada para fins específicos, do lado do servidor de aplicações web. O PHP "embeda" scripts HTML criando páginas dinâmicas.

O PHP permite aos desenvolvedores alternar em um mesmo script entre a linguagem PHP e o HTML (assim como ASP) criando scripts mais objetivos.

Com o tempo a linguagem ganhou nossas funções e está aí até hoje com uma comunidade ativa de desenvolvedores (PHP is not dead ✊).

"Eu realmente não gosto de programar. Só criei essa ferramenta para programar menos, pois eu poderia reusar o código." - Rasmus Ledorf - Criador do PHP

Aqui esta sua ficha:

  • Nascimento: 08 de Junho de 1995
  • Criador: Rasmus Ledorf
  • Implementado sobre linguagem C (alguns componentes em C++)
  • Paradigma: Multi-paradigma
  • Tipagem: Fraca, dinâmica, gradual
Prompt: "Crie uma embalagem azulada genérica com o tema linguagem PHP, imagem hiper-realista com o rótulo escrito: PHP"

JavaScript

JavaScript - Undefined is not defined

Sabe aquele café que não é gourmet, não é o mais caro do mercado, não vende em cafeterias refinadas, mas cara, pelo amor de Deus, é café!☕
Às vezes você só precisa de um café de padaria em um copo semi-lavado para acordar e encarar o dia, é amargo, forte e desperta, ou seja, cumpre o que promete (mesmo que às vezes tenha alguns efeitos colaterais... 🤢).

JavaScript também nasceu em 1995 (aliás seu nome embarca no sucesso que o Java já estava tendo na época) e é a bala de prata do mundo da programação, sendo usada tanto no Frontend (React.js, Vue.js, Angular, etc.) como no Backend (Node.js, Deno, etc.) de aplicações web, além de mobile (React Native), aplicações Desktop (Electron), etc.

Apesar de problemas relacionados ao início do seu desenvolvimento (diz a lenda que a linguagem foi criada em uma semana) e falta de padronização, aplicações modernas criadas em JavaScript estão cada vez mais seguras, robustas e escaláveis, graças principalmente uma comunidade gigantesca e extremamente ativa e ao ECMA International.

"Grandes ideias podem vir de qualquer lugar e de qualquer pessoa" - Brendan Eich - Criador do JavaScript

Segue sua ficha:

  • Nascimento: 4 de Dezembro de 1995
  • Pai do filho:  Brendan Eich
  • Influências: Self, C, Lisp
  • Tipagem: Fraca, dinâmica
  • Paradigma: Multi-paradigma: Funcional, Imperativa, Orientada a Objeto
Prompt: "Crie uma embalagem de café marrom e amarela com o logo do JavaScript, imagem hiper-realista com o rótulo escrito: JAVASCRIPT"

E ai gostou? Ficou faltando aquela linguagem 🐍 ? Já se inscreve pra receber a parte 2!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Programar não é fácil!

  Muita gente começa a estudar programação e se frustra, por quê? Antes de te responder eu quero que você se responda, por que estudar progr...